segunda-feira, 7 de março de 2016

Diretamente dos Contos de Fadas: Neuschwanstein Schloss

Lembrando que é só clicar sobre as imagens para vê-las em tamanho maior.

Castelo Neuschwanstein


Neste post daremos um mergulho no mundo dos contos de fadas. Vamos sair da realidade sem nem sequer precisar de um livro, ou viajar no tempo. Hoje vamos falar de uma das maiores atrações da Região da Bavária, ou talvez da própria Alemanha, o Castelo de Neuschwanstein.

O Castelo, que inspirou o Walt Disney para a criação do castelo da Bela Adormecida, é realmente um lugar mágico e um passeio indispensável para quem vai ao Sul da Alemanha. Na verdade, eu diria que, independente de onde você estiver na Alemanha, se tiver oportunidade faça uma visita, porque vale a pena.

A história:
O Castelo de Neuschwanstein, traduzindo seu nome “O novo cisne de pedra”, fica localizado próximo a duas cidades bávaras, Schwangau e Füssen, foi construído na segunda metade do século XIX, a mandado do Rei Ludwig II, o rei “louco” da Baviera. Porém ele faleceu antes de o Castelo ficar pronto, o que significa que ele não chegou a morar lá por muito tempo (ele chegou a dormir lá cerca de 186 noites antes de falecer). Apesar deste fato, o castelo é belíssimo, externa e internamente, e conta com milhares de visitantes diariamente  (em média 1,4 milhões de turistas por ano e 6 mil visitas por dia durante o verão.).

Ludwig II ordenou a construção do castelo por gostar de viver afastado. Ele foi nomeado rei bem cedo, com 18 anos, nunca casou e nem teve herdeiros. Tinha apenas um irmão, o qual considerava Ludwig louco e incapaz de governar a Baviera. Ele contribui para a construção do castelo, coordenando cada detalhe do design do castelo. Ele deveria ter mais 400 salas, se sua construção houvesse sido terminada. Para  a época, o Neuschwanstein foi construído com tudo o que há de mais avançado em quesito tecnologia: chão aquecido, toaletes automáticos e até uma espécie de telefone.

Ludwig II morreu em 1886 misteriosamente após ter sido exilado pelo irmão nas proximidades do lago Starnberg.

Visitando:
A visita guidada no castelo, que dura cerca de 20 minutos, pode ser feita em inglês ou em alemão (para quem não fala nenhuma dessas línguas, pode-se adquirir o áudio em outra língua, como por exemplo o português) e só se permite ver 19 salas do castelo. Entre elas estão: o salão de festa, o quarto de Ludwig II, a cozinha, o hall onde ficaria o trono e o lugar onde o rei comia (sozinho) – lá havia uma mesa que funcionaria como elevador, que descia até a cozinha onde a comida era servida para depois subir até o rei, pois dessa forma ele teria o mínimo de contato possível com outras pessoas.

Nossa experiência:
Nós estávamos hospedadas em Taufkirchen, próximo a Munique, então partímos bem cedinh. Às 6h30 da manhã estávamos na estação central de Munique (Hauptbahnhof) e pegamos um trem em direção a Füssen (Utilizamos o passe da Eurail, que já explicamos antes, caso queira ler mais sobre, clique aqui).
Chegando em Füssen, pegamos um ônibus saindo da estação – é bem fácil e bem pertinho e você não vai ter problema de encontrar – e chegamos nos pés do Castelo por volta das 8h da manhã. Chegamos a bilheteria para retirar nossos ingressos.
Depois de retirar os ingressos, as fotos começaram. A subida para o castelo é longa, e pode ser feita a pé, ônibus ou de charrete (sim! Você pode subir sendo puxada por cavalos). Nós subimos a pé, foi bem cansativo, mas ao longo da subida, fomos fazendo vários cliques, e cada passo que nós dávamos ao se aproximar do castelo a vista ficava ainda mais bonita.

Castelo Neuschwanstein


Ao chegar ao topo da montanha, de frente para o castelo, a paisagem é de tirar o fôlego.
Lá em cima, há alguns televisores com os horários dos passeios guiados, então você pode ficar sossegado tirando foto e aprecisando a paisagem enquanto aguarda.

Se você procurar na internet fotos do Neuwschwanstein, com certeza você verá a famosa vista da ponte Marienbrücke, porém quando fomos a ponte estava fechada. Fomos no inverno, então provavelmente foi uma questão climática. Mas mesmo sem essa parte do passeio você conseguirá tirar belíssimas fotos, pois de qualquer ângulo o castelo tem uma arquitetura fantástica.
No final da visita, ainda dentro do castelo,  há uma lojinha de souvenirs (Quem não adora, não é mesmo?), porém ao redor da bilheteria e no começo da subida para o castelo também há várias opções, que são um pouco mais baratas.


Além do Neuschwanstein, no mesmo terreno, há o castelo Hochschwangau, que foi onde o Ludwig cresceu. Lá ainda há o quarto do Ludwig para se visitar. É um castelo bonito e sem dúvida o passeio vale a pena. Há o Castelo Linderhof também, mas ele já fica um pouco afastado do Neuschwanstein, e é aonde de fato Ludwig viveu.
Se por acaso você comprar a visita guiada já com o ônibus de turismo, provavelmente eles te levarão aos dois ou aos três castelos. Nós fizemos tudo por nossa conta, o que sai mais barato e acaba sendo uma experiência melhor, pois temos que nos virar para chegar em todos os lugares e descobrir as coisas (e nós particularmente adoramos essa parte de viajar).

Castelo Hochschwangau

Essas visitas guiadas, além dos castelos, geralmente inclui a visita a uma cidade chamada Oberammergau, que é a cidade dos presépios. Nós não a conhecemos, mas dizem ser muito legal.

Bom, depois de morrer de amores com o castelo, ainda era cedo – por volta das 12h/13h –, então decidimos dar uma volta e conhecer Füssen, que é uma cidade pequena, porém muito bonita. Retrata bem a arquitetura antiga e alguns estabelecimentos inclusive ainda usam letreiros medievais.
É um passeio rápido, porque a cidade não é muito grande, mas vale bastante a pena.

Um dos charmes da cidade de Füssen

Bom deixamos aqui o nosso relato sobre esse passeio maravilhoso e encantador.

Sobre os ingressos:
Recomendamos reservar com antecedência, pois é uma atração muito concorrida, e pode acontecer de não haver mais ingressos, ou de você ficar na fila por bastante tempo. O preço é de acordo por uma visita tão legal e tenho certeza que cada euro vale a pena.

Se você quer se adiantar e comprar os ingressos, pode conferir aqui os preços e pacotes e também os horários de vista.

Serviço:
Ticketcenter
Neuschwanstein-Hohenschwangau

Alpseestraße 12, D-87645 Hohenschwangau 
Telephone +49 (0) 83 62 - 9 30 83 - 0
Fax +49 (0) 83 62 -9 30 83 - 20 
www.ticket-center-hohenschwangau.de


Beijos,


Amanda e Ananda

Nenhum comentário:

Postar um comentário