Roteiro de 4 Dias em Berlim

Lembrando que é só clicar sobre as imagens para vê-las em tamanho maior.


Natal em Berlim

Hoje vamos fazer um post mais específico, com um roteiro de 4 dias em uma das mais buscadas metrópoles da Europa, Berlim.

Bom, para iniciar nosso post de hoje, primeiro vamos lembrá-los que antes de programar os passeios pela cidade, vocês têm programar cada detalhe da viagem. Se você não sabe por onde começar, pode ver algumas dicas aqui.

Berlim é uma cidade grande e movimentada, com muitas opções de lazer e cultura. Vou basear esse post nos 4 dias que passamos lá. Claro, que ficou muita coisa por fazer, mas conseguimos aproveitar esses 4 dias ao máximo.

1º Dia:
Nós chegamos em Berlim, vindo de trem de Munique, por volta das 12h. Nosso trem foi da Estação Principal de Munique (Hauptbahnhof – München Hbf) para a Estação Principal de Berlim (Hauptbahnhof – Berlin Hbf). E como o nosso hostel ficava a poucos metros dali, fomos andando da estação até ele. (Inclusive é um ótimo hostel. Funcionários amigáveis, localização excelente e preço justo. A&O Hostels).

Aproveitamos essa metade de dia que ainda nos restava e saímos para explorar a cidade. A primeira coisa que fizemos, foi voltar para a estação. Ao atravessar a Hauptbahhof (Foi ótimo, porque de lá saem todos os meios de transporte, que precisávamos), já dávamos praticamente na frente do Parlamento Alemão (Deutsche Reichtag). É legal lembrar que as estações Hauptbahnhof na Alemanha são as estações centrais e normalmente é um ótimo ponto de partida quando ainda não se conhece a cidade.
Nós já havíamos reservado para visitar o Parlamento, então aproveitamos aquele momento para tirar muitas fotos pois a vista lá é muito bacana.


Frente do Parlamento alemão

Ainda nos arredores do Parlamento, ao longe, podíamos ver a famosa Torre de TV, um passeio bacana. Nós já falamos dele e você pode relembrar aqui.

Ao sair do Parlamento, você tem duas opções, pode ir para a esquerda e chegar à Avenida Principal e ao Portal de Brandenburgo (Brandenburger Tor – símbolo da reunificação alemã) ou seguir para a direita e chegar à coluna da vitória (Siegessäule). Nós optamos em seguir primeiro para a direita, então passamos pelo Tiergarten, que é um parque muito legal para se passar os dias, e chegamos a Siegessäule. Tiramos algumas fotos no caminho, e de lá debaixo, mas você pode subir na coluna, e de lá de cima a vista é incrível. São alguns bons degraus, e uma escada estreita que serve tanto para subir como para descer, então é apertadinho, mas vale super a pena, porque a vista é de tirar o fôlego.


Siegessäule

Vista do primeiro andar

Ao descer da Siegessäule, já estava escuro e estávamos um pouco cansadas, mas decidimos seguir a avenida até o fim e chegar ao Portal de Brandenburgo. Mesmo a noite, a avenida é bastante movimentada e há vários turistas de todo o mundo tirando foto do grande símbolo do final da Guerra Fria. Tiramos algumas fotos e prometemos voltar durante o dia para tirar outras fotos, já que estava bem escuro quando chegamos.


Portal de Brandenburgo

Para a noite, decidimos jantar no HardRock Café. Para quem não sabe, o HRC é um restaurante/bar com um ambiente rock`n roll, decorações com itens de astros do rock, clipes e músicas de rock clássico tocando, os nomes das comidas e bebidas também têm a ver com o tema. E nós adoramos, e decidimos que toda cidade que formos e tiver HCR, nós vamos e é sempre uma experiência incrível. Já conhecemos alguns (Londres, Roma, Paris, Munique e agora Berlim).
Nos aventuramos de Ubahn e Sbahn (Para nós, seria o metrô e o trem) e fomos jantar.
E é o fim do primeiro dia!

Dia 2:
Decidimos que seria o dia de conhecer o Checkpoint Charlie. Para quem não sabe o Chekpoint Charlie era uma das passagens que dava acesso para transitar de Berlim Ocidental para Berlim Oriental. Nesse ponto, há uma placa escrito em 7 idiomas “You are leaving the american sector”. Saindo do Checkpoint Charlie, fomos à exposição Topografia do Terror, aonde vimos fotografias, relatos sobre a ascensão de Hitler e sua ideologia nazista. Junto com a topografia do terror, temos alguns pedaços do que restou do famoso muro de Berlim.


Checkpoint Charlie

Do Checkpoint Charlie para o Topografia do Terror é só ir caminhando. Em Berlim o que não falta são placas sinalizando os pontos turísticos da cidade.

Decidimos pegar o metrô para ir além da extensão do muro e ir para a East-Side Gallery, que nada mais é que uma exposição ao ar live. Ainda com restos do muro de Berlim, mas dessa vez, com grafites e desenhos de artistas (conhecidos ou não). É muito legal, porque mesmo com o seu passado sombrio, o Muro de Berlim foi transformado em obra de arte.
East-Side Gallery

Novamente, a pé, fomos caminhando por toda a extensão da East-Side Gallery e chegamos na Alexanderplatz, aonde temos a fonte de Netuno, o grande relógio que marca o horário mundial, a prefeitura vermelha, que era a prefeitura de Berlim Oriental durante da Guerra Fria, e também temos a famosa Torre de TV (Fernsehturm). Nós compramos ingresso, e aguardamos (infelizmente tivermos que aguardar muito!) para subir na Torre de TV. Enquanto aguardávamos a nossa vez, continuamos conhecendo os arredores, e mais adiante da Alexanderplatz, temos a Potsdammer Platz, que é o centro comercial, e quando se tem eventos, são lá que acontece. Quando visitamos (dezembro), estava rolando uma espécie de escorregador de neve, super legal para as crianças.
Voltando um pouco para a Alexanderplatz para acompanharmos as chamadas para a Torre de TV, decidimos ficar por ali. Como toda a Europa, nessa época do ano, as cidades entram em clima de natal com as famosas feiras. E bem ali ao redor da fonte de Netuno estava montada a feira com uma pista de patinação. É incrivelmente gostoso, o ambiente, o cheiro das comidas, das bebidas. Quem não ama clima de natal, não é mesmo?


Alexanderplatz, em clima de Natal

Finalmente subimos na torre de TV, nós já descrevemos esse passeio anteriormente, mas só temos que dizer que é muito legal poder ter uma vista 360º da cidade. Já estava escuro e a cidade toda iluminada, foi realmente incrível.
O segundo dia acabou.

3º Dia:


Ilha dos museus

O terceiro dia foi o dia de conhecer a Ilha dos Museus (infelizmente estavam todos em reforma e não conseguimos entrar, mas são belíssimas construções e vale a pena a visita).
A Catedral de Berlim, com um interior lindíssimo e você pode subir na cúpula e ver a cidade inteira (esse com certeza foi um dos melhores passeios que fizemos!). 


Catedral de Berlim


Vista da cúpula da Catedral de Berlim

Como eu disse antes, tínhamos reservado o passeio guiado dentro do parlamento, e hoje era o dia. Lá você conhece o prédio (algumas salas são proibidas), o guia nos conta histórias do prédio e da Alemanha, e podemos ver as pessoas trabalhando lá dentro. A visita acaba com a subida à cúpula de vidro no topo do prédio, que também permite uma vista belíssima da cidade (Não se esqueçam de levar casaco nesses passeios altos, porque venta e faz muito frio!).


Interior do Parlamento

Vista da cúpula do Parlamento

Saindo do Parlamento foi o dia do famoso museu de cera, Madame Tussauds. Nós já tínhamos ido ao Madame Tussauds de Londres, e adoramos então sem dúvida era um passeio que tínhamos que fazer em Berlim. Tem esculturas de astros da música, estrelas de cinema, esportistas (por exemplo: o Manuel Neuer e o Mesut Özil, campeões mundiais com a seleção alemã em 2014 aqui no Brasil), personagens (com o lançamento do novo filme da Saga Star Wars, havia uma ala somente para os bonecos da série. Muito legal para quem é fã).

 Madame Tussauds


4º Dia:
O dia começou bem cedo com uma ida ao zoológico. E olha, para quem gosta de zoológicos, nós super recomendamos o de Berlim. Praticamente sem grades entre você e os animais (exceto quando se é estritamente necessário), eles ficam pertinho e você consegue ver perfeitamente. O passeio durou a manhã inteira e foi uma das coisas mais legais que fizemos.




Depois do zoológio decidimos conhecer o museu da Anne Frank, também falamos dele aqui já. É com certeza um super passeio. É um museu pequeno e que não toma muito tempo, mas que vale bastante a pena.
Outro museu muito legal, é o museu da DDR, literalmente à beira do Rio Spree, o museu mostra como era o estilo de vida na Alemanha Comunista. É muito interessante.
Outro passeio rápido, interessante e com muita história por trás, é o memorial às vítimas do holocausto. Ao longe parece ser uma espécie de labirinto de blocos de concreto. Ele foi construído com o intuito de trazer a sensação de intranquilidade e confusão. Em um anexo subterrâneo há um local chamado "Local de informação", aonde guarda os nomes de todas as vítimas judias conhecidas, que foram conseguidas através do museu israelense Yad Vashem.


Memorial do holocausto

Como prometido, voltamos ao Portal de Brandenburgo durante o dia. 




Passeamos pela Avenida das Compras, e chegamos até a igreja Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche ou simplesmente Gedächtniskirche. Essa igreja é conhecida também como a igreja quebrada (em alemão: kaputte Kirsche), devido a inúmeros bombardeios durante a Segunda Guerra, que destruiu a sua torre. Ao contrário dos outros prédios danificados e/ou destruídos, a torre da Igreja foi mantida naquele estado para que sempre se lembrasse dos estragos que a Segunda Guerra causou, e ao seu lado foi construído um prédio novo e moderno para que esse sim possa ser utilizado.


Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche

O passeio terminou com a visita ao Estádio Olímpico de Berlim, o terceiro maior estádio da Alemanha. É um pouco afastado da cidade, e descampado, o que faz ventar muito e fazer muito frio no local.


Estádio Olímpico

Próxima parada: Londres!
(Para ir para Londres, nós pegamos o ônibus na própria Hauptbahnhof e chegamos ao aeroporto em aproximadamente 30 minutos.)


Bom acho que é isso. Podemos dizer que Berlim foi realmente uma das cidades mais encantadoras e divertidas que já fomos. E nós AMAMOS Berlim e sempre recomendamos pra quem vai visitar a Alemanha.


Beijos,

Amanda e Ananda

Comentários

  1. Adorei o post prima! Ainda não conheço Berlim mas vou me basear no seu blog quando for para lá :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prima, vá sim que vale muito a pena! É realmente incrível!

      Excluir

Postar um comentário